Bullying, valentões, omissões e mortes…

O assassinato frio e covarde de 10 alunos na Finlândia causa indignação e perplexidade…
Ainda não foram divulgadas as motivações doentias do assassino de 22 anos… Mas a imprensa sensacionalista não perdeu tempo: já está comparando esta tragédia com outras acontecidas em escolas, especialmente a tragédia na escola Columbine (Colorado, EUA, 1999)…

Nada justifica os assassinatos…
No caso de Columbine (20/04/1999), dois alunos (17 e 18 anos) atiraram contra colegas e professores, matando 13 pessoas antes de de se suicidarem.
Estes dois estudantes não eram populares na escola. Eram frequentemente ridicularizados pelos alunos atletas e por alguns professores…

O Bullying e a omissão da escola…
O bullying escolar é a prática continuada de violência física ou psicológica contra alunos “mais fracos”. (Bully = valentão).
Após o caso de Columbine (1999), muitas crianças criaram coragem e denunciaram serem vítimas de bullying nas escolas; e que haviam denunciado os casos às direções escolares, mas que as escolas não tomaram as devidas medidas de proteção. Em Columbine, algumas vítimas processaram tanto os atiradores quanto a própria escola.
Nem toda vítima do “bullying” vira agressora ou assassina. O mais comum é a vítima entrar em depressão, sendo que em alguns casos a depressão leva ao suicídio.

Brasil não pune violência “DAS” escolas
O caso mais trágico do Brasil aconteceu em Taíva (SP): em 27/01/2003, o aluno Edimar de Freitas (18 anos) entrou no pátio da escola estadual Coronel Benedito Ortiz atirando. Atingiu sete alunos, a vice-diretora, o marido da zeladora e se matou. O aluno era frequentemente chamado de gordo, inclusive na sala de aula, na presença dos professores. (leia aqui)
Não se tem notícias de que os professores ou a escola tenham sido advertidos ou punidos.
(…)
O mundo está de luto pelas mortes dos alunos da Finlândia… O Brasil deveria estar em permanente luto por nossas crianças que diariamente sofrem todo tipo de violências DAS escolas públicas.

Leia o artigo completo aqui.

Postado por Mauro A. Silva – Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s