Pesquisa: violência e convivência nas escolas

Sumário
Agradecimentos………………………………………………………………….09
Prefácio: Ambiente escolar e qualidade da educação……………………11
Apresentação………………………………………………………………………..13
Introdução…………………………………………………………………………..15
Metodologia………………………………………………………………………….31
1. Professores e alunos: quem são e o que fazem…………………………..45
1.1. Perfil sociodemográfico de alunos e professores………………………45
1.2. E o que fazem alunos e professores? Atividades extraescolares……….54
1.3. Uso de álcool e drogas ilícitas entre alunos…………………62
2. Entrando nas escolas: percepções e relações sociais………………….79
2.1. Percepções e opiniões sobre a Escola……………………………………..80
2.2. Relações entre alunos………………………………………………………….98
2.3. Relações entre alunos e adultos das escolas…………………………..112
2.4. Relações nas escolas: regras e sanções…………………………………..138
2.5. Relações entre família e escola……………………………………………152
2.6. Polícia nas escolas………………………………………………………………166
2.7. Algumas considerações sobre alunos em Liberdade Assistida e as percepções acerca deles…..178
3. Preconceito e discriminação nas escolas……………………………………187
3.1. Discriminação nas escolas públicas do Distrito Federal……………….188
3.2. Homofobia………………………………………………………………………….191
3.3. Racismo………………………………………………………………………………204
3.4. Discriminação e desigualdade socioeconômica: pobreza, aparência e origem regional…219
3.5. Discriminação religiosa………………………………………………………….239
3.6. Discriminação por deficiência………………………………………………….253
3.7. Discriminação por características físicas……………………………………264
4. Violências nas escolas públicas do Distrito Federal…………………………..275
4.1. Violências “duras” nas escolas do DF: considerações gerais…………….276
4.2. Agressão física………………………………………………………………………..284
4.3. Furtos nas escolas…………………………………………………………………….300
4.4. Ameaças no ambiente escolar……………………………………………………….312
4.5. Comércio e tráfico de drogas…………………………………………………………324
4.6. Armas nas escolas………………………………………………………………………….338
5. Gênero, sexualidade e violência…………………………………………………………..357
5.1. Práticas engendradas………………………………………………………………………357
5.2. Masculinidades, convivência e manifestações de violência…………………..360
5.3. As novas e antigas feminilidades………………………………………………………367
5.4. As mulheres e a violência………………………………………………………………367
5.5. Expressões da sexualidade…………………………………………………………….372
5.6. Violências de cunho sexual……………………………………………………………379
6. Internet………………………………………………………………………………………….391
6.1. O acesso……………………………………………………………………………………….393
6.2. Locais de acesso…………………………………………………………………………….394
6.3. Comparação de uso entre professores e alunos…………………………………….398
6.4. Ciberviolência e ciberbullying…………………………………………………………….402
6.5. Preocupações com o uso que os alunos fazem da internet…………………………412
6.6. Algumas considerações………………………………………………………………………414
7. Realidades presentes, promessas de futuro………………………………………………….415
7.1. Futuros promissores…………………………………………………………………………….415
Considerações finais…………………………………………………………………………………..425
Recomendações…………………………………………………………………………………………435
Anexo de tabelas…………………………………………………………………………………………443
Apêndice: Escala de violência escolar. Por Dr. Julio Jacobo Waiselfisz……………..457
Lista de tabelas……………………………………………………………………………459
Lista de quadros…………………………………………………………………………467
Referências bibliográficas………………………………………………………………469

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s