Portal Luis Nassif, os Professores e o TCM

Embora o Portal Luis Nassif use o lema “construindo conhecimento”, a principal característica é falar mal do governo José Serra.
Que a educação paulista e brasileira é um desastre todo mundo já sabe. Mas temos de distribuir as responsabilidades por todos os segmentos segundo o seu grau de poder, sua formação e até mesmo o seu tempo de atuação na escola pública.
O Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública faz criticas a governos e a gestores públicos (independentemente da sigla partidária), mas também cobramos responsabilidades individuais de cada segmento ligado à educação: alunos, mães, pais, comunidade local, funcionários, professores e diretores.
O problema do Portal Nassif é que a área da Educação parece estar dominada pelo corporativismo. E uma meia dúzia de pseudônimos (seriam professores sindicalistas?) usam o espaço para difamar as pessoas que apresentam opiniões contrárias as dos corporativistas. Chegaram até mesmo a acusar-nos de “caluniadores”… mas fazem isso sempre se escondendo covardemente atrás de pseudônimos.
Foram feitas duas reclamações aos administradores do Portal, mas não surtiram o efeito de cessar as ofensas pessoais. Sendo assim, só nos restou fazer uma Notificação para obter o nome dos donos dos pseudônimos. Esta é o primeiro passo para exigir-lhes que se retratem ou provem as suas acusações em juízo.

O jornalista Luis Nassif criou o tópico “O Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública” (já deletado/apagado), sob o argumento de se conhecer o Movimento COEP, seu funcionamento, sua legitimidade etc.
O Movimento COEP respondeu a todas as perguntas, inclusive apresentando relatos de como foram criadas algumas das entidades criadoras do COEP e também apresentando atuações feitas ao longo dos anos. (leia aqui).
Mas, ao que tudo indica, o tópico tinha finalidades escusas. Prova disso é que ignoraram completamente todos os esclarecimentos, expulsaram o “Mauro Alves da Silva” e apagaram o tópico criado pelo próprio Luis Nassif.

Curiosamente, a expulsão do “Mauro Alves da Silva” aconteceu após ele ter apresentado uma atuação da entidade NEPPAL (uma das criadoras do Movimento COEP). Esta atuação (em 2001) acabou com a farra das licenças de professores para participarem de atividades sindicais, inclusive eleições dos próprios sindicatos.
Veja o tópico:

TCM emite parecer sobre SAFADEZAS NA EDUCAÇÃO

Em ofício datado de 18/04/2001 (SSDG-GAB nº 0454/2001 – Processo TC nº 72-007.322.99-84), referente à “apuração da regularidade da dispensa de ponto concedidos aos servidores da Educação para a participação de eventos sindicais”, o Tribunal de Contas do Município de S. Paulo (TCM) reconheceu a total falta de base legal para a dispensa dos servidores para atividades sindicais, as quais atingiram o montante de 119.836 dispensas no período de 1995/1999 (quadro abaixo).

Destaque-se que o SINPEEM sequer tem a carta sindical do Ministério do Trabalho

Parece que o mau corporativismo que domina as escolas públicas achou inaceitável divulgar a informação de que vários professores recebiam sem trabalhar e deixavam milhares de crianças sem aulas.
Ao invés de se explicarem, apelaram aos administradores do Portal para calar quem estivesse mostrando a todos os brasileiros que não passa de um mito a figura do “professor-santo-abnegado”.

Os bons professores devem ser valorizados, incentivados e premiados. Os maus professores devem ser instados a se reciclarem ou até mesmo serem demitidos se não atingiram níveis mínimos de desempenho.

Por precaução, gravamos a maior parte dos textos publicados no tópico apagado pelo Portal Luis Nassif. Vamos publicá-los para que os nossos leitores tenham conhecimento de como é a atuação do mau corporativismo que impede qualquer fiscalização e controle social sobre as escolas públicas.

São Paulo, 02 de fevereiro de 2010.
Mauro Alves da Silva
Coordenador do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública
R. Camilo Carrera nº 228 – CEP 04331-000, S. Paulo/SP
novo site: https://movimentocoep.wordpress.com/
e-mail: coepdeolho@yahoo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s