Escolas criminosas e a Máfia do Uniforme


Não tem outra forma de caracterizar a ilegal cobrança de uniformes nas escolas públicas de SP: trata-se de uma prática criminosa.

A exigência de uniforme escolar e o impedimento de alunos de frequentar as escolas públicas violam a lei estadual 3,913/1983 (proíbe a instituição de uniforme obrigatório e a cobrança de taxas),  a Lei Federal 8069/1990 (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), Lei federal 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e até mesmo a Constituição Federal de 1988. Todos estes dispositivos legais garantem o acesso e a permanência dos alunos nas escolas públicas.

Parabéns ao Jornal Agora São Paulo e ao jornalista Gilberto Yoshinaga por noticiarem a prática ilegal da cobranças de uniformes por parte aa Escola Estadual Ascendino Reis (zona leste da capital de SP). (”Escola pune aluno sem uniforme“, Agora São Paulo de 02/03/2010.

Conselho de Escola não pode mudar a lei
A reportagem também registrou o fato vergonhoso (e criminoso) da Secretaria Estadual de SP, a qual estaria avalizando a ilegal cobrança de uniformes nas escolas públicas: “A Secretaria de Estado da Educação informou ontem que o uso de uniforme escolar não pode ser obrigatório, a não ser que tal decisão seja aprovada pelo Conselho de Escola” (trecho da reportagem).
A verdade é que o conselho de escola não pode mudar as lei e muito menos a Constituição Federal. Quem discordar disso, terá de aceitar a tese de que estes “conselhos de escola”, então, poderiam exigir que tanto o governador José Serra quanto o secretário Paulo Renato também só entrassem nas escolas públicas usando uniformes…

Quem vai combater a Máfia do Uniforme?
Cadê os conselhos tutelares?
Cadê o Ministério Público?
Cadê a Defensoria Pública?
Só nos resta denunciar judicialmente o Secretário de Educação de SP e até mesmo o Governador de SP pela omissão ou  por permitir que as escolas públicas sejam dominadas por facções criminosas, as chamadas máfias do uniforme.


Anúncios

Uma resposta para “Escolas criminosas e a Máfia do Uniforme

  1. Estudo nesta escola e a diretora vai de sala em sala buscar os alunos sem uniforme, acho isso um absurdo, principalmente em uma escola pública, onde pode se encontrar pessoas de todo tipo de classe social, querer ganhar por fora num uniforme que por sinal é BEM CARO!, feito por 2 confecções terceirizadas, confesso que já paguei bem mais barato em um uniforme de escola PARTICULAR! Não falo só por mim, mesmo porque infelizmente acabei comprando o uniforme de tanto que buzinavam e ameaçavam de me dar advertência, falo por todos que estudam lá, se quiser ter uniforme na escola, pode até ter, mas que seja opcional, pois existem pessoas que não gostam de sujar roupa em um ambiente tão sujo, a escola parece uma cadeia, fora os alunos envolvidos drogas, cigarro e álcool em pleno 1° ano do ensino médio!, e também a negligência com quem chega encima da hora (de tarde 13:00) eles fecham o portão na sua cara e se tentar entrar pela secretaria é tratado feito verme, muitos pulam o muro e fiquei sabendo que pouco antes de acabarem as aulas de 2011, vários alunos tentaram entrar pela porta que sai na quadra e a diretora pegou todos e puniu, mas o que mais achei triste no que me contaram, foi que eles queriam ENTRAR na escola para estudar e não SAIR, absurdo é o governo querer incentivar o estudo, tirar crianças da rua e coloca-las nas escolas, mas quando o aluno corre atrás dos estudos, de ser alguém na vida, é punido… Não é por menos que nosso país chegou a este ponto, existe muita gente despreocupada, despreparada incompetente e que não dá a mínima para o estudante que quer algo, em momentos de complicação, fazer o que tem que ser feito, ESTUDAR!!!. Graças a deus que já estou no 3° ano, acho que não iria aguentar muito mais que um ano.
    É muito triste… É uma realidade…!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s