Escolas “top” ou “escolas top-top”?

O jornal Folha de São Paulo insiste na lorota de que existem “escolas top” em SP.
Isto é pura enganação: o que temos são escolas muitos ruis e outras escolas excludentes: pré-selecionam os alunos, suspendem ou expulsão por qualquer motivo e, além disso, os melhores desempenhos dos alunos estão muito relacionados com a situação sócio-econômica de suas famílias. Não é todo mundo que têm familiares para ensinar os alunos em casa ou pagar “cursinhos” ou pagar professor particular.

A manchete “24 das 32 escolas top tiveram melhora de mais de 100%” é enganosa, pois na própria reportagem está registrado:
“Grandes crescimentos são estranhos. Os estudos mostram que a evolução na educação é gradual. Eu investigaria esses resultados”, diz o pesquisador José Marcelino Rezende Pinto, da USP de Ribeirão Preto(…)
Um técnico que participou da elaboração do índice disse, reservadamente, que um grande salto na nota pode ser feita se a escola impedir que os alunos mais fracos façam o exame -que deve abranger todos os alunos da rede estadual, mas não há punição aos que faltam.”

Ao invés de ficar “papagueando” a propaganda oficial do governo de plantão, melhor Faria a folha de são Paulo se exigisse a divulgação do número de alunos de cada série de cada escolas, com o destaque para o número de alunos que efetivamente fizeram a prova do Saresp 2009. É a média das notas dos alunos no Saresp que serve de base para calcular os bônus dos professores.

Milagre em Cachoeira Paulista?
A Folha noticia que teve Escola Estadual Bairro São Miguel melhorou o seu desempenho em 392%!!!
Seria uma fraude ou um milagre???
Uma simples olhadinha na ficha da Escola Estadual Bairro São Miguel (Cachoeira Paulista) no IDESP 2008 já dá uma boa pista: foram avaliados apenas 11 (onze) alunos da 8ª série do ensino fundamental? E não dizem nem mesmo quantos alunos da 3ª série do ensino médio teriam sido avaliados em 2008!!!
Segundo dados do ENEM 2008 (Exame Nacional do Ensino Médio), a Escola Estadual Bairro São Miguel tinha apenas 23 (vinte e três) alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em 2008; e apenas 3 fizeram o exame do ENEM 2008.

Os jornalistas da Folha devem abrir os olhos, pois já tem ex-secretário da educação, pré-candiato ao Senado, que está divulgando os “milagres” da sua terrinha natal: Cachoeira Paulista!Esse caso até o Vaticano deve investigar:
O caso da Escola Estadual Benedito Ferraz Bueno (São João da Boa Vista) pode vir a ser um dos primeiros milagres do Papa Bento 16!!!
Essa escolinha teria sido palco dos seguintes “milagres”:

4ª série do ensino fundamental: pulou de 3,97 para 7,00
8ª série do ensino fundamental: pulou de 3,33 para 4,08
3ª série do ensino médio: pulou de 1,89 para 6,33
Curiosamente, essa escolinha não está na lista do ENEM 2008…
A lista do IDESP 2008, indica que apenas 15 (quinze) alunos desta escolinha fizeram a prova do Saresp…

Folha: do furo jornalístico à barriga jornalística
O Grupo Folha deu um furo jornalístico quando o jornal Agora São Paulo publicou a nota de cada escola no IDESP 2009…
Mas o jornal Folha de São Paulo cometeu uma “barriga jornalística” ao acreditar que havia 32 “escolas top” em SP!
O jornalista Fábio Takarrashi deve fazer uma novena a São João da Boa Vista para que os jornalistas enxerguem o óbvio: o ensino de SP é muito ruim e as notas do IDESP 2009 devem ser observada com “boa vista”, pois a miopia não deixa enxergar que muitas escolas manipulam este índice ao escolher apenas os alunos mais preparados para fazer as provas… e garantir um gordo bônus no ano seguinte.

Publicado por Mauro Alves da Silva – autor da cartilha “Como Educar meu professor – Em 10 lições“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s