Veja porque a TV Globo é contra o celular na sala de aula


Este vídeo não apareceu na TV Globo…
O vídeo mostra uma professora agredindo um aluno de 13 anos. Isto aconteceu em uma escola pública da cidade de Houston, no estado norte americano do Texas. As imagens foram gravadas por um telefone celular de outro estudante.
A professora foi demitida e responderá criminalmente pelas agressões contra o aluno…
Se fosse no Brasil, a professorinha estaria dando entrevistas no Jornal Nacional e no Fantástico e falando das maravilhas de sua “pedagogia inusitada” na educação das crianças brasileiras.

A TV Globo faz uma “campanha” nacional contra os alunos das escolas públicas… ela sempre dá destaque a qualquer projeto de lei que puna alunos… a TV Globo faz questão de divulgar o nome de cada cidade que proíba o uso de telefones celulares nas escolas… a TV Globo faz coro com a ilegalidade da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, que tem um regimento escolar que ilegalmente permite que a escola sequestre os telefones celulares dos alunos…
Já imaginaram se o vídeo mostrasse o contrário? Se fosse um aluno agredindo uma professora? Os bonequinhos playmobil do telejornal Hoje já estariam com os dentes “de fora” pedindo castigos mais severos contra nossas crianças…
A TV Globo está promovendo uma campanha para aplicação de castigos mais severos contra alunos… Mas, curiosamente, a TV Globo tem ignorado os casos de professores que agridem os alunos.

Curiosidade:
1) Em 11/05, o vídeo foi entregue por um pai de aluno à TV FOX (EUA), que divulgou a notícia “Professora é demitida após ser flagrada batendo em aluno“. Note que os alunos pensam tratar de uma “brincadeira” da professora (“pedagogia inusitada”)… Além disso, no final do vídeo é possível ver que tinham outros “adultos” na sala de aula…
2) A TV Record divulgou a reportagem em 14/05: “Professora espanca aluno em escola dos EUA“.
Mas veja como o “comentarista policial” fica todo receoso na hora de qualificar a professorinha… ele não a chama de bandida e nem de “diMaior”, como sempre faz quando o caso é de crianças ou adolescentes que praticam a agressão. Veja o vídeo da TV Record:
Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.
Leia mais aqui:
Castigo corporal persiste nas escolas dos Estados Unidos amparado pela lei (Portal R7, 19/05/2010)

Pergunta que não quer calar:
No Brasil, essa professorinha não seria chamada de heroína pela nossa imprensa? Ela, com certeza, teria uma vaga garantida na rede estadual de SP… talvez até mesmo o cargo de diretora da escola estadual Adelaide Ferraz de Oliveira.

São Paulo, 21/05/2010
Mauro Alves da Silva
Autor da cartilha Como Educar Meu Professor em 10 Lições

Anúncios

3 Respostas para “Veja porque a TV Globo é contra o celular na sala de aula

  1. Uma pessoa minimamente educada desliga o celular ao entrar em sala de aula, ao assitir a uma palestra…. mas, infelizmente, onde temos alunos que aprendem com os pais que eles podem fazer tudo, e encontram em pessoas como o senhor Mauro um apoio para desrespeitar os demais, o celular é atendido e usado em sala de aula sem o a menor cerimônia. Por isso a proibição: pelo respeito a quem quer assistir às aulas.

    • Perfeito Vitor e pior, durante uma prova o aluno atende, levanta, olha pelo menos dez provas e retorna 5 minutos depois. Em faculdades, atendeu perdeu a prova. Vestibular e concurso fica no saco.
      Celular não é item essencial em sala de aula. Ou voce está interessado na aula ou na brincadeira do toque grilo, toque grito, toque xingamento e por ai vai. Pior ainda quando voce está conceituando e diversos ouvem uma musiquinha para relaxar.
      Professor que mantém a linha de pensamento e raciocinio com 40 alunos em progressão continuada, tocando celular, trocando mensagens e grosseiramente ouvindo musica, não é deste planeta.
      Compromisso com a educação, respeito e ética entre as partes são pilares de uma sociedade de bem.

  2. Vitor,

    O que estamos denunciando é a proibição absoluta. O celular deve, sim, ser usado com responsabilidade.
    Note que o caso citado no vídeo só teve consequencias porque foi registrado em vídeo pelo celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s