Falta de bons professores: “É a isonomia-burra, estúpidos”!

2000notazero
O mau corporativismo venceu mais uma batalha: o estado de SP vai contratar professores nota-zero para vender aulas a nossas crianças.

A Constituição Federal garante a “isonomia salarial” com a “proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil”… aí vem os maus corporativistas e deturpam a norma para que não haja avaliação do conhecimento e nem do desempenho dos professores das escolas públicas…
Nessa “isonomia-burra”, prevalece o interesse dos maus professores, aqueles que não querem trabalhar, ou não querem se aprimorar, ou que estão apenas contando os dias para se aposentarem… estes maus professores não têm nenhum compromisso com o ensino/aprendizagem dos alunos… são esses maus professores que dominam a escola pública, degradam a profissão e colocam o Brasil nos últimos lugares na classificação do nível educacional de nossas crianças, adolescentes e jovens.

É a “isonomia-burra”, estúpidos!
A mídia, os governantes e alguns “experts” vivem divulgando que não temos bons professores nas escolas por conta dos baixos salários. Isso é apenas uma parte da resposta. Temos uma escola pública que não cobra conhecimento dos professores e nem avalia o seu desempenho. Não é surpresa que a escola pública, neste ambiente degradado, atraia justamente os piores profissionais, os quais acabam dominando todo o ambiente escolar e também discriminam todo e qualquer professor que queira se dedicar a fazer um bom trabalho.
nesse modelo “sem prova de conhecimento” e “sem avaliação” não dá para achar que aumento salarial resolva, pois os maus professores continuarão dominado as escolas públicas.

A má formação de professores é só um aparte da questão
A Folha de São Paulo pergunta: “A medida [contratar professor sem fazer prova] prejudica a qualidade de ensino?
A coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Maria Márcia Malavazi, responde: “Primeiro, você deixa que a pessoa se forme em cursos de quinta categoria. Depois, faz um exame e fala que aquele professor é inadequado, sem ter dado nenhum apoio a ele. Quando vê que faltarão professores, chama reprovados e, depois, até quem não fez o exame. (…) No final, os prejudicados são as crianças, que não recebem ensino de qualidade, e a sociedade, que precisa de boa formação“.
Pergunta da Folha: O que deveria ser feito?
Resposta de Maria Márcia Malavazi: Melhorar os cursos de formação de professores, até fechando os ruins. E no curto prazo, dar bons cursos aos que estão na ativa e aos que ingressam. Nada disso tem sido feito. (leia reportagem aqui)

Detalhe: nenhuma palavra sobre os maus professores que já estão na escola pública, e que não querem fazer cursos de capacitação, e não aceitam fazer provas e nem serem avaliados…

A solução é simples: avaliar regularmente os professores, exigindo capacitação continuada e demitindo os maus professores que não querem nada com nada. Mas nem a mídia e nem os governos querem mexer neste vespeiro, pois a grande maioria tem parentes vendendo aulas nas escolas públicas…. não querem acabar com a “enganação” e nem com o cabidão de empregos que é a escola pública brasileira.

S. Paulo, 26/05/2010
Mauro Alves da Silva
Autor da cartilha COMO EDUCAR MEU PROFESSOR EM 10 LIÇÕES.

Anúncios

Uma resposta para “Falta de bons professores: “É a isonomia-burra, estúpidos”!

  1. Sabe o que me espanta , são professores despreparado ,diretores ditadores.
    Deputados querendo aprovar lei de redução de idade.
    Cade as policas publicas para um pais que constantemente politicos levam dinheiro em cueca, orão pela propina , para estes não a punição.
    Para professores agressores e Diretores ditadores praticantes de agressões psicologica não ha punição.
    Cade os tecnicos como psicologo que as escolas estaduais tinham que ter para medição de conflitos escolares,AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,chega , fica mais facil colocar a culpa nos adolescentes, do que investir na educação,vegonha ,vergonha e o que sinto das ações de adutos.
    Cade M.Fuco e outros que nos cogresso educacionais se fala , Paulo Freire , palavras lindas que as diretoras e cordenadoras choram e falam! que limdo.
    Ipocritas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s