Professor tem medo de ser avaliado?

Nota do ProfessorO Ministério da Educação (MEC) apresentou uma proposta de prova anual para os professores, à semelhança do que acontece com os alunos do ensino médio… Vai ser o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. (clique aqui)
Como já prevíamos, a corporação foi contra… não aceitam ser avaliados… não querem nem mesmo que seja feita uma prova para o ingresso na carreira…
Nos países civilizados, nos países onde a educação é prioridade, os professores são avaliados regularmente. Na Inglaterra, os professores são avaliados a cada 3 anos. Nos EUA, escola que tem desempenho medíocre sofre intervenção do governo, o qual pode até mesmo demitir todos os professores e a direção da escola.

A proposta serve somente para o ingresso na carreira de professor. Mas, se fosse aplicada ao longo dos anos, grande parte dos professores seria reprovada já no primeiro ítem da avaliação:
1. Direito à educação
· Identificar os direitos estabelecidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a serem garantidos por cada ator envolvido com a questão educacional;
· Reconhecer os papéis e atribuições das diferentes esferas de governo e instituições em relação à educação brasileira, de acordo com a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
· Identificar os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a serem garantidos por cada ator envolvido com a questão educacional;
· Reconhecer os papéis e atribuições das diferentes esferas de governo e instituições em relação às crianças e adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
· Conhecer o processo histórico que deu origem à atual configuração do direito à educação no País;
· Relacionar a legislação educacional vigente com o trabalho da escola e do professor em sala de aula.

Será que nossos professores têm conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente? Será que nosso professores estão respeitando os direitos de nossas crianças?
Desafiamos da cada um dos professores a dizer o nome de cada um de seus alunos. quem não conhece os seus alunos não tem como respeitá-los.

De qualquer forma, o MEC está aceitando sugestões para a prova anual dos professores.

Entre aqui para saber mais.

São Paulo, 02/06/2010.
Mauro Alves da Silva
Autor da cartilha COMO EDUCAR MEU PROFESSOR EM 10 LIÇÕES.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s