Jornalista Vanessa-Alice: do deslumbramento ao delírio…

A jornalista Vanessa “na escolinha das maravilhas” Cabral publicou no seu blog: “o ensino público é equivalente ao particular” (Escola Pública não é de graça). Ela também aproveitou para criticar as pessoas que se esforçam “para denegrir a imagem do ensino público e afastar a classe média das escolas municipais e estaduais” (sic).

Seria perfeitamente compreensível se estas palavras fossem proferidas por uma mãe de família pobre, mãe da periferia, ou mãe analfabeta, a qual sofre todo tipo de preconceito e discriminação; e tem medo das perseguições que os alunos sofrem quando suas mães denunciam as omissões ou abusos praticados nas escolas públicas…

Mas a mãe-jornalista-classe-média Vanessa Cabral não tem desculpa, ainda mais por ter começado o seu blog assim:
“Por que tenho que pagar mensalidade de escola particular para meus filhos? Já não pagamos para o governo nos prestar esse serviço? Sim!!!!
Estou sendo eu, no mínimo, burra. Pagando duas vezes pelo mesmo serviço.
VOU FREQUENTAR A ESCOLA PÚBLICA mais próxima de casa para ver se o dinheiro que eu pago está sendo bem empregado”.

Terminou o primeiro semestre na escolinha estadual Brigadeiro Faria Lima assim:
Com falta de professores (“sem aula de arte o semestre inteiro”); ilegais suspensões de alunos, com falta de equipamentos (parquinho para as crianças de 6 a 10 anos); com quadra sem cobertura (“prejudica as aulas de educação física em dia de chuva”); com a direção escolhendo os pais para o Conselho de Escola e para a APM; com o diretor abandonando a escola para assumir funções burocráticas na Secretaria de Educação de SP…
Ainda assim, a jornalista Vanessa-Alice vem dizer que “o ensino público é equivalente ao particular”…

Escola particular versus escola pública
A principal vantagem da escola particular é que não tem “aula vaga”, não falta professor… Além disso, a professorinha não pode dizer que esta cansada porque deu/vendeu aulas em outra escolinha…
Outro ponto de destaque, que não tem a ver com a qualidade da escola: pais que podem pagar “escola particular” também podem pagar aulas de reforço com professores particulares… e isso faz toda a diferença.
Destaque-se que somente na escola particular é que acontece demissão de professores incompetentes.
Na escola pública, quem manda é a panelinha dos maus professores.

As mães têm medos das professoras das escolas públicas… e com razão.
O educador Vitor Paro já disse publicamente que as mães e os pais não tem plena liberdade de participação nos conselhos de escola, pois sabem que seus filhos é que ficarão sozinhos nas escolas e à merce dos funcionários, professores e direção escolar.
O NAPA (Núcleo de Apoio a Pais e Alunos ) e o Movimento COEP defendem uma efetiva garantia de livre participação das mães e dos pais na gestão escolar. Defendemos eleição direta para diretor de escola e a criação de uma Ouvidoria do Aluno, com mandato fixo e composta por pessoas sem vínculos com o poder público, principalmente pessoas que não façam parte da corporação de funcionários, professores e direção escolar.
Isso tudo sem esquecer de que as eleições para os Conselhos de Escolas (CE) e Associações de Pais e Mestres (APM) devem ser transparentes e democráticas, contando inclusive com ampla divulgação da mídia e participação popular.

Nossa total solidariedade à mãe Vanessa Cabral, pois uma mãe conhece muito bem a angustia de colocar os filhos na escola pública e não saber se eles estão bem e nem se voltarão com a saúde mental e física abalada.
Por outro lado, nosso total repúdio à jornalista Vanessa Cabral por fazer propaganda enganos da escola pública, iludindo a comunidade em geral e colocando sob suspeição as milhares de denúncias diárias contra as violências físicas e morais que nossas crianças sofrem nas escolas públicas.

São Paulo, 16/07/2010
Mauro Alves da Silva
Autor da cartilha COMO EDUCAR MEU PROFESSOR EM 10 LIÇÕES.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s