Enem 2009 e o ranking dos espertalhões

Já havíamos denunciado que fazer um ranking das “melhores escolas” (sic) a partir do Enem 2008 era uma fraude, pois muitas escolas – principalmente as públicas – escolhiam apenas os “melhores alunos” para fazerem tal prova. Isso distorcia completamente a “classificação” da escola no ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A história só se repete como farsa
A tragédia do ranking criado pela imprensa em 2009 ficou muito pior em 2010, pois a farsa parece ter-se estendido para as escolas particulares. Mesmo com as notas do Enem valendo para o ingresso em várias universidades públicas, teve escola em que menos de 20% dos alunos participaram do Enem. Essa subparticipação serviu apenas para aumentar a “média da escola” e, possivelmente, aumentar o valor das mensalidades destas escolas particulares, destas escolas de espertalhões…

O Colégio Vértice é o melhor do país?
É claro que não, pois apenas 37 dos 62 alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Vértice (S. Paulo-SP) fizeram o Enem 2009. Além disso, o colégio faz pré-seleção de alunos, cobra mensalidade de R$ 2.756 e são 11h de aulas por dia no 3º ano.
No Colégio Bandeirantes, por exemplo, 363 dos 573 alunos fizeram a prova do Enem 2009… com quase 10 vezes mais alunos, o Colégio Bandeirantes aparenta ser menos elitista…

E as escolas públicas?
As viúvas da ditadura já se esqueceram da EE Lúcia de Castro Bueno (Taboão da Serra-SP)? O jornal Agora SP até noticiou: “Melhor escola tem diretor durão” (30/04/2009), reproduzindo a seguinte pérola do diretor-ditador: “A democracia não se aplica ao ensino. Os alunos têm que aprender a ter disciplina”, afirma Oliveira, criticando a atual política educacional.
A Folha de São Paulo até aproveitou a “oportunidade” para vender o discurso do autoritário presidente do sindicato dos diretores de SP. A Folha também criou o neologismo “democratismo” [algo a ver com excesso de democracia???] para associar com “leniência com a indisciplina” e adivinhar a possível culpa pelo baixo desempenho das escolas públicas de SP.
A escolinha estadual Lúcia de Castro Bueno ficou prá lá do 400º lugar entre as escolas públicas de SP no Enem 2009… Se formos considerar o “ranking total”, a escolinha ficou em 5.669º lugar entre todas as escolas brasileiras.

A imprensa escolheu outra escolinha autoritária
Além de esquecer completamente a escolinha estadual Lucia de Castro Bueno, a Folha de São Paulo ignorou 3 outras escolinhas públicas de SP e escolheu divulgar a EE Professor José Monteiro Boaventura (nota 599,98) como a “melhor escola pública da capital de SP” (excluindo as escolas técnicas também)…
Veja a nota das outras escolinhas públicas de SP “melhor” colocadas:
– EE Orestes Oris de Albuquerque (Angatuba) – nota 603,32;
– EE José Inocêncio da Costa (Matão) – nota 602,49;
– EE Deputada Conceição Costa Neves (Cotia) – nota 600,58.
Será que a Folha escolheu a EE Boaventura por ter sido a escolinha do autoritário presidente do sindicato de diretores de SP?
,“(…) Não vai entrar ninguém sem o uniforme na minha escola… não me interessa… não me interessa se a lei diz que ele vai poder entrar…” (veja o vídeo aqui: Autoritarismo na escola pública, outubro de 2007)

O quê o Inep/MEC acha de se fazer um ranking das escolas?
Embora os dirigentes do Inep sempre tenham criticado as tentativas de se fazer um “ranking” das escolas, o próprio Inep está divulgando as notas do Enem 2009 de uma maneira que se possa “classificar” as escolas pelas notas…
Mas o principal problema é que o Inep não está divulgando o número de alunos matriculados. Isso distorce qualquer comparação entre as escolas. Pior que isso: não dá para identificar, de imediato, aquelas escolas que estão “sugerindo” aos seus alunos mais fracos que não façam a prova do Enem, para não baixar a média da escola…
Em 2008, 63 dos 64 alunos do Colégio Vértice fizeram o Enem… o Colégio ficou em 10º lugar, com nota 80,58;
Em 2009, apenas 37 dos 62 alunos do Colégio Vértice fizeram o Enem… O colégio ficou em 1º lugar, com nota 74,97…

O desempenho das escolas no Enem melhorou ou piorou?
Em 2008, a Escola Estadual Octacílio de Carvalho Lopes (S. Paulo-SP) teve nota 47,99…
Em 2009, a Escola Estadual Octacílio de Carvalho Lopes (S. Paulo-SP) teve nota 57,72…
Antes de soltarmos rojões e cumprimentarmos a direção da escolinha e a sua coordenação pedagógica, cabe uma análise mais profunda:
– Em 2008, 58 dos 134 alunos da EE Octacílio fizeram a prova do Enem…
– Em 2009, apenas 16 dos 139 alunos da EE Octacílio fizeram a prova do Enem…
A imprensa em geral, e a Folha e a TV Globo em particular, deveria fazer uma reportagem “didática” sobre a avaliação escolar, inclusive visitando a EE Octacílio de Carvalho Lopes, cujo desempenho no IDESP-2009 (Índice de Desenvolvimento da Educação de SP) demonstra claramente que “o que era ruim ficou muito pior”:
eeoctacilio_idesp2009
IDESP 2008: nota 1,40 na 3ª série do ensino médio.
IDESP 2009: nota 1,01 na 3ª série do ensino médio.
– notas variam de zero a dez.
(esta escolinha é aquela em que um professor xingou um aluno de “bicha” em plena sala de aula, em 19/04/2004… e a Diretoria de Ensino Leste-4 e a Secretaria de Educação aprovaram um relatório dizendo que é normal professor usar termos chulos com seus alunos, para cativá-los… o professor foi promovido a coordenador pedagógico na EE Adelaide Ferraz de Oliveira)

Educação integral, em tempo integral
Todo mundo está cansado de saber que o nível educacional no Brasil só vai melhorar quando oferecermos educação integral e em tempo integral para nossas crianças. Além disso, os professores devem ser capacitados, avaliados e trabalharem em regime de exclusividade em uma única escola.
O resto é blá-blá-blá e rankings fajutos para enganarem a população mais carente e arrancar mais dinheiro da classe média.

São Paulo, 21/07/2010
Mauro Alves da Silva
Autor da cartilha COMO EDUCAR MEU PROFESSOR EM 10 LIÇÕES.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s