Progressão Continuada – Curso Rápido para Candidatos Ignorantes.



(Este curso rápido também serve para jornalistas ignorantes)

Nos diversos debates entre candidatos ao cargo de governador de SP ou mesmo presidente da República, a ignorância é generalizada.
Ignoram que a “Progressão Continuada” é uma Deliberação do Conselho Estadual de Educação de SP, na qual exige-se uma avaliação continuada e o comprometimento da escola e dos professores para com os alunos.
Os maus professores transformaram a “progressão continuada” em “aprovação automática”, pois não querem preencher os relatórios, no qual teriam de confessar que enganaram os alunos, não os ensinaram, não os avaliaram e nem ofereceram recuperação contínua e paralela.

Progressão Continuada – Curso Rápido para Candidatos Ignorantes.

Primeira Lição: Progressão Continuada não é “aprovação automática”;

Segunda Lição: Progressão Continuada exige avaliação continuada e recuperação paralela ao longo do ano;

3ª Lição: Progressão Continuada exige compromisso total da escola e dos professores para com o aluno;

4ª Lição: Progressão Continuada é para aproveitar o que o aluno já aprendeu e ensinar-lhe o que não foi apreendido;

5ª Lição: Progressão Continuada exige que cada aluno seja tratado de forma individual; e que haja um plano educacional para cada aluno;

6ª Lição: Progressão Continuada existe em todos os países civilizados.
EUA, Inglaterra, França não têm “reprovação escolar”;

7ª Lição: Progressão Continuada foi introduzida primeiro em Belo Horizonte (MG). Em S. Paulo (SP), os ciclos (1ª a 3ª; 4ª a 6ª; e 7ª a 8ª) vêm desde o governo petista de Luiza Erundina (1989/1992);

8ª Lição: Progressão Continuada foi instituida no Estado de SP pelo Conselho Estadual de Educação: (Deliberação CEE Nº 09/1997).

9ª Lição: Progressão Continuada “deve garantir a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, (…) recuperação contínua e paralela, a partir de resultados periódicos parciais (…)” (art 1º, § 3º);

10ª Lição: Progressão Continuada em SP: 1ª a 4ª, e 5ª a 8ª (ensino
fundamental).
No ensino médio, cada “ano” é um ciclo, podendo haver reprovação “ano-a-ano”;

11ª Lição: Progressão Continuada é muito superior ao “sistema de
reprovação burra”, o qual não garante que o aluno vai aprender “repetindo-se o mesmo modelo fracassado”;

12ª Lição: Progressão Continuada faz com que o professor seja, de fato,
avaliado pelo professor do ciclo seguinte. Isso é inadmissível para os maus professores, que não aceitam nenhum tipo de critica nem avaliação sobre seu trabalho;

13ª Lição: Progressão Continuada permite a “reprovação do aluno”, seja por
“faltas” (mais de 25%) ou se for comprovado que o aluno não tem as
mínimas condições de prosseguir no ano ou ciclo seguintes;

14ª Lição: Progressão Continuada virou “aprovação automática” pelos maus professores e diretores
que não queriam confessar
– que não ensinaram seus alunos;
– que não avaliaram seus alunos;
– que não deram reforço escolar;

15ª Lição: Progressão Continuada já provou que é o melhor instrumento para diminuir ou até mesmo acabar com a evasão escolar (abandono da escola);

16ª Lição: Progressão Continuada só vai funcionar adequadamente com professores dedicados a uma única escola; e com educação integral em tempo integral;

17ª Lição: Progressão Continuada… tem até documentário em que professor confessa: “então, prá não ter esse trabalho, põe uma nota azul lá… passa logo o infeliz…”

18ª Lição: Progressão Continuada deve contar também com avaliação externa tanto por agentes governamentais quanto uma real fiscalização dos alunos, mães, pais e comunidade;

19ª Lição: Progressão Continuada é a principal forma de um país mostrar que a escola existe para o sucesso do aluno.

20ª Lição: Progressão Continuada é contra a “burra reprovação escolar”, aquela que suspende e expulsa os alunos, mandando-os para as febens, cadeias ou cemitérios.

Progressão Continuada não é aprovação automática.
Curso Rápido para Candidatos Ignorantes

– “Meu Querer” (Royce do Cavaco)

Vídeo produzido por: Mauro Alves da Silva.

Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública
http://movimentocoep.ning.com/

Autor das cartilhas:
– “Como Educar meu Professor em 10 Lições”
– “SOS Aluno – Manual Prático de Sobrevivência na Escola Pública”

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8 Respostas para “Progressão Continuada – Curso Rápido para Candidatos Ignorantes.

  1. Nossa a educação melhorou tanto depois disso não foi???

    Alunos que desrespeitam professores e funcionários na escola, o tráfico de drogas dentro todas as escolas. Alunos que chegam ao segundo grau analfabetos. E professores tendo que fazer entre 500 a 1000 relatórios sobre a dificuldade de cada um dos seus alunos. Me responde uma coisa, quando um professor que ganha mal e da aula manhã, tarde e noite vai fazer os relatórios que você quer que ele faça, além de dar uma recuperação paralela a cada um dos alunos. Com certeza você não dá aula e fala do que não conhece.
    Agora me responde se é justo aprovar um aluno que não presta atenção na aula, não respeita o professor e os colegas, não estuda em casa? Claro que é, isso tudo é culpa do professor, que não vai a casa de cada um dos seus alunos estudar com eles, proibir a televisão se ele se comportar mal. Sabe o que é justo, segundo o teu argumento, é o professor ter o dedo decepado e o aluno ficar impune.

    • Patrícia,

      Acho que você não deu a devida atenção á lição 16:
      16ª Lição: Progressão Continuada só vai funcionar adequadamente com professores dedicados a uma única escola; e com educação integral em tempo integral;

  2. quem elaborou a progressão continuada não tem filhos na rede pública !!!!

  3. 13ª lição gostaria de saber como os pais podem solicitar junto a escola a reprovação do filho clinicamente comprovado que tem dificuldade no aprendizado e déficit de atenção pois estou passando por este problema e a auto estima da criança e força de vontade em aprender a cada dia diminue pelo fato de não acompanhar a classe, por gentileza me notifiquem via email ! é um pedido de ajuda, obrigada

    • Cristina,
      A “reprovação” gera a apuração de responsabilidades.
      Uma criança com “défict de atenção” deve ter um atendimento diferenciado. Será que a escola garantiu este atendimento diferenciado?
      nesno alunos com defici~encia mental têm o direito de compartilhar o espaço com alunos da mesma idade… é claro que têm exceções, as quais sempere exigem fundamentações.
      Memo “reprovando” um aluno, a escola deverá aplicar uma pratica pedagógica diferenciada, inclusive com vistas à recuperação e até mesmo a possível aceleração dos estudos do referido aluno.
      Se o aluno não aprendeu nada, nadinha, ao longo do ano, cabe uma interveção na escola para saber o que de fato aconteceu.
      é isso.

  4. última lição: temos alunos no ensino médio que não sabe escrever o próprio nome, a progressão continuada e a inclusão, que nivela todo mundo é realmente muito boa para o governo…….na prática o professor é obrigado a passar alunos mesmo que esse NEM SI QUER leve material para a escola. TEMOS UM ABAIXO ASSINADO PELO FIM DA PROGRESSÃO CONTINUADA, ASSINEM

    • O professor é “obrigado” a passar o aluno? onde é que você viu isso?
      No depoimento da professorinha do filme “Pro dia nascer Feliz” (2006), ela diz que “passa logo o infeliz” para nao ter de preencher a papelada que justificaria a reprovação do alun…
      Digo mais: na verdade, a professora e a escola não querem confessar que não ensinaram o aluno, não fizeram recuperação, e não têm nenhum compromisso com o ensino/aprendizagem do aluno.

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