Bullying e a campanha da Rede Globo para demonizar os alunos

Mais uma vez a Rede Globo de Televisão está promovendo uma campanha contra os alunos e livrando a cara dos professores e das escolas na questão do bullying (violências físicas, morais e sexuais entre alunos).
Nas entrevistas em que a Rede Globo está divulgando do livro “Bullying: Mentes Perigosas Nas Escolas”, a autora-psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva tem sistematicamente ignorado as responsabilidades de muitos professores e diretores, os quais se omitem ou até mesmo incentivam a prática de bullying.

A “doutora” psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva já esteve em vários programas (Altas Horas – 29/05/2010;e Almanaque – 01/08/2010) , sempre responsabilizando as famílias, os pais, as mães, os adolescentes, as crianças e até mesmo os bebês pelo bullying!!!
No programa Marilia Gabriel Entrevista (GNT, tv a cabo, 15/08 às 22h), a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva chega ao absurdo de afirmar que um bebê de 8 meses já teria uma moral formada!!! Isso tudo para culpar a (má) índole das crianças pelas violências escolares. Confira a reprise do programa Maria Gabriela Entrevista, GNT – canal pago, em 17/08 às 22h30, e no dia 18/08 às 10h30.

Comentários adicionais:
1) A psiquiatra não revela que existem pesquisas demonstrando que a maioria dos atos de bullying acontece dentro da sala de aula. Onde estariam os professores?
2) Ao citar o caso da escola Columbine (Colorado, EUA – 1999), a psiquiatra omitiu o fato de que os dois alunos (18 e 17) anos eram hostilizados por colegas e por professores. Além disso, os pais das vítimas processaram tanto a família dos agressores quanto a própria escola.
3) Muitos “projetos de lei” estão ignorando completamente as responsabilidades dos professores e das direções escolares. Parece mais um movimento para garantir a venda de livros, palestras e cursos principalmente nas escolas públicas.
4) Em SP tivemos o famoso caso de um professor que xingou um aluno de bicha em plena sala de aula (19/04/2004). A Secretaria de Educação de SP (SEE-SP) produziu um relatório oficial dizendo que era normal o professor utilizar termos chulos “para cativar os alunos”… o “projeto de lei” sobre o bullying – citado pela psiquiatra – é de autoria do deputado que era secretário adjunto da SEE-SP em 2004…
5) A maioria das pesquisas sobre “violência escolar” é feita por corporações de professores ou diretores, as quais omitem as perguntas sobre a violência praticada por violência dos professores, dos funcionários e das direções escolares…

Sugerimos dois filmes emblemáticos:
– Ao mestre com carinho (Inglaterra – 1967). Detalhe: o professor de educação física persegue um aluno “gorducho”… e que é acusado de “bad bou” é o adolescente que tenta defender o colega…
– Entre os muros da escola (França – 2008). Detalhe: o professor de francês xinga duas alunas de “vadias” dentro da sala de aula… e quem acaba sendo expulso é o aluno que tenta defender as alunas..
Curiosidade: estes dois filmes são anunciados como se tratassem da indisciplina e da falta de educação dos alunos…

Leia também:
18/08/2007 – Bullying: Responsabilidades e Hipocrisias

30/01/2009 – TV Globo não tem coragem de mostrar uma escola pública…
12/11/2008 – Novela da TV Globo vai demonizar aluno da escola pública
30/11/2008 – Glória Perez ignora abusos dos professores da Índia…

São Paulo, 17 de agosto de 2010.
Mauro Alves da Silva.
Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública
http://movimentocoep.ning.com/
Autor das cartilhas:
– “Como Educar meu Professor em 10 Lições”
– “SOS Aluno – Manual Prático de Sobrevivência na Escola Pública”

Anúncios

5 Respostas para “Bullying e a campanha da Rede Globo para demonizar os alunos

  1. Mauro, passou um tsunami pelo meu blog, parece que as bruxas estão soltas. Perdi todos os vídeos sobre violência escolar, que estavam naquela série “que tipo de monstro?”. Será que você pode me ajudar a encontrar os links, para a Vera recolocar? Eu sou uma anta para essas coisas, rsrs. Perdi inclusive todos os links para os blogs amigos, mas isso acho que ela consegue recolocar. Brigadão, amigo!

    • Giulia,
      Eu dei uma olhadinha no seu blog e os links de vídeos estaam lá…
      Caso você esteja tendo dificuldades, diga em qual post (nome e data)… eu tentarei recuperar.

      • Oi, Mauro, é a matéria de 11 de julho, a primeira da série “Que tipo de monstro?”. Só se eu estiver completamente gagá ou cega, rsrs! Te agradeço de coração qualquer ajuda. Abraço!

  2. Pingback: Bullying: Conselho Nacional de Justiça livrando a cara dos professores? « Cremilda Dentro da Escola

  3. Pingback: Bullying: Conselho Nacional de Justiça livrando a cara dos professores? « COEP – Comunidade de Olho na Escola Pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s