Preconceito e racismo aprendem-se na escola.


Preconceito e racismo aprendem-se na escola.
Edição feita a partir do documentário:
“A escola serve pra que?”
http://www.erdfilmes.com
***
1) Bill é um jovem de Teresina-PI. Ele fala sobre o racismo e a discriminação na escola…
2) Eu sentia a professora bastante “elite”… autoritária na dando aula com nojo…
3) ela dava aula prá gente com raiva… prá’queles bando de “sem futuro”, “fim-de-carreira”…
4) Ela se considerava mais como babá do que como professora…
5) Eu via no olhar dela “nojo”, ela sentia era “nojo”…
6) A diretora nun triscava nem um dedo em nós…
7) então eu via aquela divisão: eu bem “escuro” e ela bem “clara”…
8) a única pessoa que eu sentia da “minha cor” era o vigia…
9) Esse desprezo, essa diferença dentro da escola, que foi desde o início…
10) porque a escola não ensinava o que eu queria aprender…
11) Eu vim conhecer a história de Zumbi dos Palmares com18 anos…
12) E entendi porque eu passei todo aquele sofrimento de preconceito e racismo…
13) Daí que eu odiei mais a escola e quis obter mais conhecimento…

Deixe um comentário

