Jornalista Arthur Guimarães desmascara mais uma escola pública de SP.

Lembram do caso da escolinha estadual EE Octacílio de Carvalho Lopes? Aquela em que um professor xingou um aluno de bicha e mesmo assim foi promovido a professor-coordenador na escolinha EE Adelaide Ferraz de Oliveira? E que a Secretaria Estadual de Educação de SP avalizou um documento dizendo que é normal professor usar termos chulos para cativar seus alunos? Lembram da reportagem “É normal professor chamar aluno de ‘bicha’, diz secretaria” (Jornal da Tarde, 24/03/2005)?
Pois bem.
O corajoso jornalista Arthur Guimarães está de volta. Agora na Folha de São Paulo. E já começou desmascarando mais uma escolinha e suas professorinhas-santas-abnegadas: a Escola Estadual Buenos Aires (Santana, zona norte da capital) mantinha um ilegal esquema para a venda de apostilas para os alunos; venda de apostilas que deveriam ser distribuídas de graça para os alunos.
Vejam o vídeo [que não vai aparecer no Programa Fantástico da TV Globo]:

Vejam que o jornalista Arthur Guimarães não se contentou apenas em dizer que a escolinha vendia as apostilas. Ele teve a coragem de publicar o nome da diretora da escolinha EE Buenos Aires: Plantina Fernandes Melo.
Vejam a reportagem completa no Portal UOL: Alunos pagam por apostilas gratuitas em curso de idiomas na rede estadual de SP – 14/04/2011.
O jornalista Arthur Guimarães também denuncia a Escola Estadual Martim Afonso, no centro da cidade de São Vicente (litoral paulista), onde a ilegal prática da venda de apostilas também acontece.

Se existiessem mais 3 ou 4 jornalistas com a coragem do Arthur Guimarães, certamente não teríamos tantos abusos e práticas de ilegalidades por conta de funcionários, professores e diretores de escolinhas públicas que se acham acima de qualquer lei republicana.

Esta reportagem já esta indicada como uma das melhores reportagens sobre o nosso falido sistema educacional brasileiro.

Parabéns ao jornalista Arthur Guimarães e ao Grupo Folha por tê-lo contratado.

São Paulo, 14 de abril de 2011.
Mauro Alves da Silva
Coordenador do Movimento COEP – Comunidade de Olho na Escola Públicaa
http://movimentocoep.ning.com/

Anúncios

3 Respostas para “Jornalista Arthur Guimarães desmascara mais uma escola pública de SP.

  1. Nota da escolinha Buenos aires no IDESP:
    2,51 na 3ª série do ensino médio
    ***

    EE BUENOS AIRES
    Dados de Localização
    Diretoria:
    CENTRO
    Município:
    SAO PAULO
    Telefone:
    011 – 29764710 / 011 – 29778335
    Endereço:
    R DOUTOR OLAVO EGIDIO, 1008
    CEP:
    02037 001
    Bairro:
    SANTANA
    Zona:
    URBANA

    Tipo de Ensino
    ENSINO FUNDAMENTAL – 5ª SÉRIE
    ENSINO FUNDAMENTAL – 6ª SÉRIE
    ENSINO FUNDAMENTAL – 7ª SÉRIE
    ENSINO FUNDAMENTAL – 8ª SÉRIE
    ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE
    ENSINO MÉDIO – 2ª SÉRIE
    ENSINO MÉDIO – 3ª SÉRIE
    EDUCAÇÃO ESPECIAL – DF – EDUCAÇÃO ESPECIAL- DF
    EJA ENSINO MÉDIO – 1º TERMO
    EJA ENSINO MÉDIO – 2º TERMO
    EJA ENSINO MÉDIO – 3º TERMO

    ***
    Direitoria de Ensino Centro
    CENTRO

    Endereço: R. Olavo Fontoura 2222 – CASA VERDE

    Telefone: (011) 3855-3620(Central – PABX) / (011) 3855-3625/3626(Vida Escolar) / (011) 3855-3634/3635(Assistente Planejamento) / (011) 3855-3637/3638(Pagamento) / (011) 3855-3640(Outros) / (011) 3855-3645/3646(Supervisão) / (011) 3855-3656(Núcleo de Informática) / (011) 3855-3659/3660(Oficina Pedagógica) / (011) 3855-3657/3658(Oficina Pedagógica)

    Dirigente: MARIA DE FÁTIMA LOPES

  2. Isso não é nem o começo… A senhora diretora Plantina responde a inumeros processos, já houve manifestações pedindo a saida da querida diretora por parte dos alunos (com consentimento velado por parte dos professores), que a detestão sem excessão, que são maltratados e menosprezados pela Pantina, falo isso com ciencia, pois sou aluna a três anos da E.E. Buenos Aires, e sei bem do que falo.
    Hoje mesmo (18/04) houve outra manifestação por parte dos alunos que reinvindicavam explicações sobre o esquema das apostilas e outras reinvindicações tão justa quanto.
    Olhem no YouTube que ja teve ter sido postado os novos vídeos, e amanhã a senhora Pantina se comprometeu a responder as perguntas dos alunos que sera novamente gravado e postado posteriormente.

    • Fasso curso no CELBA(centro de estudos de lingua buenos aires)e estudo na escola,e nunca o governo se quer deu apostilas para os alunos,mas acham q somos obrigados a ficar copiando lições do quadro.Será q ñ seria mas conveniente se eles mandassem as apostilas de graça?se mandassem creio q ñ seria necessario q tudo isso fosse feito!
      Se um dia a nossa “querida diretora Plantina”sair da direção da e.e.B.A,os alunos serão totalmente gratos por isso,por que como pode um pessoa tão m´educada ser diretora de uma escola,em prineiro lugar ela tinha q amar seu servisso,e agradecer pr que tem um trabalho.Depois quer vim exigir respeito,como se ela ñ nos respeita?como,se el ñ respeita os pais,será q é certo ela oulpar o argo q lhe foi concedido?
      Será q vai ser precisso uma terceira rebelião pra ela se toca q ninguem alí gosta dela?
      Meu querido governo se toca e fassa o certo,tire PELO AMOR DE DEUS,ela daquela escola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s