Dito e feito: MEC, INEP e Haddad engabelando a todos no ENEM 2010.

NON DUCOR DUCO - Não sou conduzido. Conduzo.

Aconteceu exatamente como previsto: o governo federal tratou os cidadãos brasileiros como parvos, como verdadeiros idiotas que não têm capacidade de adivinhar a engabelação feita na divulgação das notas das escolas no ENEM 2010.
Embora o pré-candidato a prefeito de Piratininga (vulga São Paulo) tenha dito que era possivel comparar o desempenho de cada escola com a sua nota no ano anterior (ENEM 2009), o Portal do INEP/MEC sumiu com os resultados das médias por escola do ENEM 2009…
Sem uma base pública para comparar, não dá para saber se a escola evolui (ou involuiu) em matemática. por exemplo…
Outra grave denúncia: por que o INEP/MEC distribuiu os arquivos completos do ENEM 2010 somente para a imprensa? Por que não disponibilizam estes arquivos para todos os cidadãos, os reais patrões e pagadores dos salários dos servidors públicos que atuam no INEP/MEC?

Presidenta Dilma Rousseff: continuamos esperando a divulgação completa das notas do ENEM 2010 sem que se “apaguem” os resultados do ENEM 2009. Transparência Já.


P.S. 1: Estamos aguardando a imprensa fazer uma nova reportagem na Escola Estadual EE Lúcia de Castro Bueno (Taboão da Serra-SP). Esta escolinha foi tida como a melhor escola pública de SP em 2009 pelas notas obtidas no ENEM-2008; e teve seu diretor-ditador-linha-dura elogiado por vários órgãos de imprensa. Ocorre que esta escolinha só tinha inscrito 21 alunos no ENEM-2008. Depois da nossa denúncia pública, desmascarando a farsa, a escolinha inscreveu 40 dos seus 61 alunos do 3° ano do ensino médio regular… Feito isso, a escolinha EE Lúcia de Castro Bueno ficou no 6325° lugar no “ranking nacional” e 1679° lugar no “ranking de SP”. (vide “ranking publicado na Revista Veja).

P.S. 2: Neste ENEM 2010, a escolinha estadual EE Lúcia de Castro Bueno (Taboão da Serra-SP) inscreveu 41 dos seus 61 alunos regulares e teve uma pequena melhora nas noatas… Por outro lado, neste ano a escolinha não inscreveu nenhum alunos do Ensin de Jovens e Adultos (EJA), contra 4 participante dos 40 que a escolinha tinha matriculados em 2009… será que o diretor-ditador-linha-dura expulsou todos os alunos do EJA para melhorar o desempenho da sua escolinha?

P.S.: O MEC/INEP continua escondendo os dados sobre as escolas brassileiras. Não emos o número absoluto de alunos matriculados em cada série de cada escola brasileira. Sem esse dado fundamental, fica difícil identificar os “alunos fantasmas”, matrículas que só existem no papel. Além disso, o NEC/INEP não está divulgando o “raio x” das escolas: instalaçãoes, número e qualificação dos professores, etc.

Veja os resultados (parciais) do ENEM 2009 no site da Revita Veja.
Veja os resultados (sem comparação) do ENEM 2010 no site MEC/INEP.

São Paulo, 12 de setembro de 2011.
Mauro Alves da Silva
Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública.
http://MovimentoCOEP.nng.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s