Professor Sandoval na COGSP: “se não for por bem, vai ser por mal”.

Foi muito produtiva a reunião na COGSP (Coordenadoria Geral de Ensino da Região Metropolitana de Ensino da Grande São Paulo), acontecida em 28 de novembro, das 10h às 13h.
A reunião na COGSP foi solicitada pela Giulia Pierro (EducaForum) junto ao coordenador José Benedito. Os temas principais diziam respeito a vários casos de escolas que estariam violando direitos dos alunos e de seus pais.
Além da Giulia Pierro (site EducaForum) e do coordenador José Benedito, estavam presentes Cremilda Teixeira (site Cremilda Dentro da Escola), Mauro Alves da Silva (Grêmio SER Sudeste e Movimento COEP – comunidade de olho na Escola pública), Samuel (Dirigente da Diretoria de Ensino Sul-3), Sandoval (Dirigente da Diretoria de Ensino Sul-3) e duas assessoras da COGSP.
1º caso – escola particular estaria negando-se a fazer prova de reclassificação de aluno. Intervenção desastrosa da supervisão de ensino da Diretoria de Ensino Sul-x teria extrapolado as instâncias escolares e levado o caso ao conselho tutelar. O dirigente Sandoval comprometeu-se a rever o caso junto à escola particular, sugerindo que a escola retificasse as informações enviadas ao conselho tutelar, informando que a situação será resolvida nas estâncias escolares;
2º Caso – EE José Lins do Rego – aluno da 3ª série do ensino médio estaria sendo vítima de perseguições por parte de professores. Este aluno foi quem denunciou à COGSP que a vice-diretora tratava os alunos aos gritos. O aluno foi “expulso” da escola e, posteriormente, reintegrado por ordem da COGSP. Fomos informados de que a “apuração preliminar” encontrou indícios de irregularidades e o caso já virou Processo Administrativo inclusive contra a vice-diretora. A COGSP prometeu ir à escola para conversar com a comunidade escolar e prevenir possíveis perseguições contra o referido aluno.
3º Caso – EE Prisciliana Duarte de Almeida – Escola fora denunciada pela Cremilda em 2007 por falta de aulas, falta de professores, expulsões etc. A direção escolar reviu sua atuação e começou a cobra maior desempenho dos professores e funcionários. Isto bastou para que os descontentes com as legítimas cobranças organizassem manifestações contra a diretora. Professores e funcionários que se omitiram em 2007, hoje protestam contra a diretora que está tentando moralizar a escola. O dirigente Samuel informou que está em curso uma investigação, sendo que há indícios de várias irregularidades praticadas por professores.
4º Caso – Alunos “expulsos” ou ameaçados de “expulsões” de escolas estaduais não encontram vagas em outras escolas, seja porque as escolas municipais não estão em período de matrículas, seja porque os nomes destes alunos ainda constam das escolas antigas, impedindo-se a matricula em outra escola da rede estadual. O coordenador José Benedito comprometeu-se a intervir nos casos pontuais apresentados, inclusive entrando em contato com a Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI).

Continua…

Anúncios

Uma resposta para “Professor Sandoval na COGSP: “se não for por bem, vai ser por mal”.

  1. Acredito que as escolas públicas são melhores quando há respeito pelo aluno, que é a única e exclusiva razão para a sua existência.Respeito esse que se dá pela garantia de uma aprendizagem significativa e que forma cidadãos responsáveis.É muito importante a participação da sociedade cívil que fiscaliza e exige providências das autoridades, no entanto, o juízo de valor sem uma profunda investigação das causas dos problemas se torna uma cilada que devemos evitar.Há que separar o joio do trigo e não confundir como problema aqueles que fazem parte da solução. Parabéns pela reunião que ocorreu num clima de civilidade e compromisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s