Por que a Folha não exige a divulgação da Prova São Paulo?

A Folha de São Paulo continua “engolindo” as informações incompletas da prefeitura de São Paulo.

Por que não exigir a publicação das notas de cada escola na Prova São Paulo?

***

05/01/2013 – 06h00

Pelo terceiro ano, desempenho de aluno em matemática recua em SP

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

O desempenho em matemática dos alunos que se formam nas escolas municipais de São Paulo sofreu ano passado a terceira piora seguida na avaliação da própria rede.

Haddad quer reduzir número de exames em escolas de SP

Assim, o estudante da nona série do ensino fundamental (alunos com 14 anos) possui conhecimento equivalente ao que se espera para um da quinta série (de 10 anos).

Já em português, a tendência nos dois últimos anos na rede é de melhoria.

A Folha teve acesso aos resultados preliminares da Prova São Paulo 2012, avaliação aplicada pela prefeitura. O ano passado foi o último da gestão Gilberto Kassab (PSD).

A média dos alunos em matemática do nono ano recuou nove pontos desde 2009, chegando a 228 (escala até 500).

Para essa série, o ideal é que a nota seja 72 pontos maior (30% superior), segundo analistas consultados pela ONG Todos pela Educação.

O sistema municipal de São Paulo possui mais de 450 mil alunos no ensino fundamental, o equivalente a 30% das matrículas na cidade.

Editoria de arte/Folhapress

AVANÇOS

De positivo, a Prova São Paulo mostra que houve forte melhora dos alunos da terceira série (faixa de oito anos), tanto em português quanto em matemática.

Na matéria de exatas, a média subiu 18 pontos em apenas um ano, chegando a 155.

Considerando os demais estudantes, houve avanço em português entre 2010 e 2012.

Um dos problemas que afetam o ensino da matemática é a carência de professores na área, o que pode levar ao aproveitamento de docentes com formação deficitária.

Educadores da rede dizem ainda que as gestões José Serra (PSDB) e Kassab priorizaram a alfabetização dos alunos e que não houve programas incisivos para a matemática.

Em 2006, a prefeitura criou o Ler e Escrever, programa que prevê formação de professores e materiais didáticos para melhoria da alfabetização.

“Só recentemente começaram programas para matemática”, disse João de Souza, presidente do sindicato de diretores e coordenadores. “Faz sentido melhorar a alfabetização, porque ela dá base para tudo. Mas, na situação que estamos, não podemos deixar nenhuma área de lado.”

Na avaliação da antiga gestão Kassab, foram feitas melhorias na rede que permitirão um avanço rápido nas médias nos próximos anos.

Entre elas, diz, a construção de escolas, que permitiu praticamente eliminar o “turno da fome” –turmas intermediárias entre o período matutino e vespertino, que deixavam todos com jornada menor.

Segundo dados da prefeitura, 71% das unidades possuíam esse turno em 2005, número que foi reduzido para 4% no ano passado.

Também são apontadas a introdução do currículo escolar, novos materiais didáticos e política de reajuste salarial.

REVISÃO

Oficialmente, nem os dados de 2011 da prova foram divulgados. A gestão Kassab apontou inconsistências nos resultados anteriores, pois havia saltos de um ano para outro.

As médias obtidas pela Folha passaram por revisão técnica de um especialista externo contratado pela prefeitura, mas a reportagem não teve acesso às explicações do que foi feito para a correção.

Uma resposta para “Por que a Folha não exige a divulgação da Prova São Paulo?

  1. A melhor maneira de entender quem é quem na política no Brasil e na América Latina é ver todos os dias as páginas dos jornais. Neste site argentino pode ser claramente observado.
    http://ensamble19.com.ar/TAPAS/tapasbrasil.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s