O MovimentoCOEP.org no Debate sobre a Redução da Idade Penal.

emef_ceuaguaazul

Na tarde do dia 20 de agosto de 2015 estivemos na escola municipal EMEF do CEU Água Azul (distrito Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista), a convite do professor de história Diogo Dionízio, para um debate e entrevista sobre o tema Redução da Idade Penal com os alunos do 9º ano do ensino fundamental . Esta atividade faz parte do TCA (Trabalho Colaborativo Autoral) que estes alunos vão apresentar.

Fizemos uma breve exposição sobre o Movimento COEP e também sobre o Grupo de Trabalho pelo Fechamento da Febem-SP, o qual participou ativamente no acompanhamento da situação degradante daquela instituição pública paulista… instituição que deveria ser uma unidade educacional de internação, sendo que, na prática, era um campo de concentração com práticas sistemáticas de torturas, maus tratos e outros tratamentos desumanos contra os adolescentes ali internados por práticas de atos infracionais (atitudes equiparadas a crimes ou contravenções penais).

Apresentamos nossa posição contra o rebaixamento da idade penal: “As pessoas que defendem o rebaixamento da idade penal, estão agindo por ignorância ou má fé, pois o efeito prático seria retirar a responsabilidade do Estado e da sociedade na garantia de Educação para as crianças, encaminhando todo e qualquer infrator para as cadeias. Destaque-se que o sistema prisional é um dos grandes responsáveis tanto pelo aumento da violência quanto pelo aumento da brutalidade dos crimes cometidos pelos ex-detentos. (artigo “Por que 18 anos?”, Grupo de Trabalho pelo Fechamento da Febem-SP – 1999).

Encerramos a apresentação destacando que qualquer um dos alunos teriam o direito de discordar de nossa posição. Mas que o debate sobre o Redução da Idade Penal deveria ser feito com bases científicas, inclusive levando-se em conta as consequências advindas mudanças da leis que são patrocinadas por programas televisivos sensacionalistas.

Depois da nossa apresentação, fomos entrevistados pelos alunos Gabriela. Beatriz, Paula, Marcos, Luiz, Lucas, Gabriel, Vitor e Samuel (será que esquecemos algum aluno?). As perguntas e as respostas serão apresentadas em vídeos produzidos pelos próprios alunos no final do ano letivo.

Parabéns para os alunos, ao professor Diogo e à direção da Emef Água Azul por promoverem e realizar na prática o protagonismo dos adolescentes garantindo aos alunos que sejam sujeitos ativos no seu desenvolvimento educacional.

São Paulo, 21 de agosto de 2015.

Mauro Alves da Silva – pela Coordenação do MovimentoCOEP.ORG

Movimento Comunidade de Olho na Escola Publica.

Anexos: Documentos apresentados no Debate sobre Redução da Idade Penal – Emef CEU Água Azul – 20-08-2015

debateidadepenal_emefaguaazul200815

Por que 18 anos

Delinqüência juvenil se resolve aumentando oportunidades e não reduzindo idade penal

Quem está contra os Direitos das Crianças

 

2 Respostas para “O MovimentoCOEP.org no Debate sobre a Redução da Idade Penal.

  1. Foi uma honra te-lo conosco, muito obrigado meu amigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s